Cafezeiro do Mato
Nome científico: Casearia sylvestris Sw.
Família: Flacourtiaceae
Nomes Populares: chá-de-bugre, pau-de-lagarto, guaçatonga, cafezinho-do-mato, erva-de-pontada, guaçatunga, cabroé, varre-forno.
Recurso Floral : Néctar e Pólen
Resistente a Geadas
O cafezeiro-do-mato possui uma altura que varia de 4 a 6 metros. É encontrado em quase todo o Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O pólen das flores é levado por pequenos insetos e têm suas sementes espalhadas pelos pássaros.
Usos: Antigamente, os índios utilizavam o cafezeiro-do-mato como cicatrizante, principalmente para curar feridas provocadas por picadas de cobras. Hoje em dia as folhas dessa árvore ainda são muito utilizadas para fazer um creme que é usado contra aftas e feridas na boca. Na cultura popular, a preparação de chás usando as folhas dessa planta, elimina o colesterol, ajuda a emagrecer, e combate o inchaço das pernas e males do coração. Além disso, suas folhas podem ser utilizadas na higiene bucal.
Período de aparecimento de flores e frutos: floresce do mês de junho até agosto e os frutos amadurecem a partir de setembro, prolongando-se até meados de novembro.