Família: Myrtaceae
Gênero: Eucalyptus
Nome Popular: Eucalyptus benthamii
Eucalipto benthamii vulgarmente conhecido como goma branca camden benthams gum 2 ou goma3 do rio nepeão é uma espécie de árvore endêmica em novas valas do sul. Possui, na sua maioria, lancas lisas, cinzentas ou brancas, moldadas a bolbos de flores de folhas adultas curvas, organizadas em grupos de sete flores brancas e de frutos cônicos ou em forma de ventre armada.
O florescimento de E. benthamii na Austrália ocorre durante os meses de março a maio, mas pode haver variação entre os indivíduos quanto à época e intensidade. Entretanto, os botões florais podem ser encontrados durante todo o ano. Já a coleta de frutos maduros se dá entre junho e dezembro
Usos potenciais
Os usos potenciais da espécie são lenha, carvão e celulose. Segundo Lima et al. (2009), a madeira e o carvão de E. benthamii apresentam características satisfatórias para serem utilizados como biomassa para produção de energia, tendo potencial para ser utilizadas em alto-forno da indústria siderúrgica. Já a utilização da madeira para serraria não é recomendada, visto que apresenta empenamentos e rachaduras internas durante a secagem, além de rachaduras de topo das toras e tábuas (Higa e Pereira, 2003).
Utilizada para reflorestamento, industria e comércio: Celulose, lenha, carvão e madeira serrada. A espécie Eucalyptus benthamii possui alta produtividade.
Silvicultura
De acordo com Graça et al. (1999), a espécie possui alta resistência a geadas, rápido crescimento, alta homogeneidade do talhão e boa forma de fuste. Deste modo, a espécie mostra-se promissora em relação a plantios em regiões onde ocorrem geadas frequentes e severas como no sul do Brasil (Figuras 7 e 8), como também em áreas montanhosas de Minas Gerais (EMBRAPA, 1988). Em outros países, como África do Sul e China, a espécie também é considerada potencial em regiões de ocorrência de geadas (Higa e Pereira, 2003).