Boldo do Chile - Boldo miudo - Plectranthus ornatus Codd ideal para cobertura de solos

Código: K498K3UMD
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
  • Nome Científico: Plectranthus ornatus Codd
  • Nomes Populares: boldo-chinês, boldinho
  • Família Botânica:  LAMIACEAE
  • Floresce Ano todo
  • Recurso Floral nectar

Plectranthus ornatus, o conhecido boldinho ou boldo-miúdo é uma espécie nativa do continente africano, embora muitos a conheçam também como boldo-chinês. Possui inúmeras propriedades medicinais e faz parte, junto com outras duas espécies de Plectranthus (P. caninus1 e P. neochilus2), de um complexo taxonômico de difícil distinção devido às poucas diferenças morfológicas que possuem, praticamente centradas no tamanho médio das inflorescências e da corola das flores, portanto, passíveis de identificações equivocadas.

O boldinho se apresenta como uma erva perene, decumbente, de aparência levemente suculenta, que pode atingir até 50 cm de altura, formando densos agrupamentos. Seus caules, muito ramificados na base, são tenros e possuem filotaxia oposta-cruzada. As folhas são fortemente aromáticas, também tenras e suculentas, com textura espessa, pubescentes, com nervuras aparentes, pecioladas, obovadas, com ápice arredondado, base cuneada, margem lisa da base até o meio e crenada a denteada do meio até o ápice. A inflorescência é terminal, semelhante a um racemo, muito denso, com brácteas fortemente imbricadas, que se desprendem da planta com o amadurecimento das flores; são de cor branca na base e de cor verde e púrpura no ápice. As flores, dispostas em verticilastros, são de cor azul claro a violácea, bilabiadas, com a pétala inferior naviculada. 

Nativo da região nordeste da África e com ocorrências registradas até o Oriente Médio, o boldinho foi introduzido na África do Sul por conta das suas vistosas inflorescências, sendo levado dali para o Novo Mundo no século XVI. Hoje, é considerado uma espécie naturalizada na África do Sul tornando-se, até mesmo, uma espécie ruderal. Na literatura, no entanto, há várias citações que reportam sua origem à Índia e a países orientais, presumindo-se que é daí que surgiu um de seus nomes populares: boldo-chinês. É ocasionalmente utilizado em paisagismo, na ornamentação de espaços abertos, sendo utilizado como canteiro maciço, por formar moitas densas e coloridas. Além disso, pode ser aplicado na recuperação de solos pobres que necessitem de cobertura. Na medicina tradicional, o boldinho é usado na forma de chás ou macerados e, assim como outros boldos, é indicado para problemas hepáticos, vesiculares e gástricos, como má digestão, gastrite, dispepsia, azia, falta de apetite e ressaca. Possui também propriedades analgésicas, sedativas, antirreumáticas, bactericidas, fungicidas e antibióticas. Conhecido ainda como boldo-gambá, por conta de seu aroma bastante forte e considerado até desagradável, o boldinho supostamente afasta cães e gatos de jardins e há quem o use como repelente de insetos em hortas. A espécie Plectranthus caninus , intimamente relacionada com o boldinho, também possui este aroma desagradável e acredita-se que propicie os mesmos efeitos de repelir animais, daí esta espécie, em particular, ser conhecida como scaredy cat plant (planta espanta gato).

O nome do gênero, Plectranthus, vem das palavras gregas plectron, que significa esporão e anthos, que significa flor, uma referência à forma de esporão das flores de alguns membros do gênero. Seu epíteto específico, ornatus, origina-se do latim ornatus e significa enfeitado, elegante, ornado, em uma clara alusão às suas inflorescências coloridas e de rara beleza.  

O nome boldinho é relativo à semelhança que possui com outras espécies da família Lamiaceae também denominadas popularmente de boldo, com a diferença de ser bem menor, daí o nome boldo-miúdo. As outras espécies de Lamiaceae conhecidas por boldo são o Plectranthus barbatus3 (boldo-africano ou boldo-brasileiro), Plectranthus neochilus2 (boldo-miúdo ou boldinho) e o Plectranthus amboinicus4 (boldo-de-moita ou orégano-cubano). Há ainda um outro boldo, mas da família Asteraceae, o Gymnanthemum amygdalinum5 (boldo-baiano). 

O nome boldo provém da palavra boldu, do idioma mupudungu, falado pelo povo indígena Mapuche, proveniente da região centro-sul do Chile e sudoeste da Argentina, que denomina uma espécie local, o Peumus boldus6, conhecido como boldo-do-chile, uma espécie dióica da família Monimiaceae.  

Diante da semelhança entre estas espécies de Plectranthus, coletar folhas para tomar um chá de boldo pode não ser uma tarefa assim tão simples, já que implica na identificação correta da espécie em questão. As imagens abaixo são apenas para ilustrar e não para servir de guia, afinal, vale lembrar que quem identifica é o taxonomista. 

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

RICARDO CAMILO RAIZER - CPF: 420.497.849-53 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail