Da família Commelinaceae, Callisia fragrans é uma planta com folhas levemente suculentas, verde com manchas claras longitudinais muito bonitas.
Aceita bem qualquer tipo de solo, mas o prefere rico e bem drenado.Nunca observei a floração no jardim em que a cultivo.
"Pega" com muita facilidade, por estacas caulinaresÉ ideal para fazer maciços a pleno sol, pois, depois de enraizada, emite estolhos em profusão, com novas plantas na ponta.
Callisia fragrans, também chamada de planta cesto, é um grande subtropical para iniciantes.Geralmente verde ou verde variegado e de cor creme, quando expostas a muita luz, elas podem ter tons roxos em suas folhas.
Resumo da Planta Cesto
Nome científico: Callisia fragrans
Nome(s) comum(s): Planta cesto, falsa-bromélia
Família: Commelinaceae
Altura e Comprimento: 15-30 cm de altura, caules podem chegar até 89 cm em comprimento
Sol: Ótimo sol parcial, outras condições solares possíveis
Solo: O solo é o ideal, pode ser rico em conteúdo orgânico.
Rega: Umedecido, não permitir água parada
Pragas e Doenças: Cochonihlas e insetos-escamas. Podem desenvolver apodrecimento radicular se estiverem muito molhados.
Propagação
As estacas de hastes são o caminho a seguir para a Callisia fragrans. Na verdade, os caules que tocam o solo nu podem tentar criar raízes por conta própria! Você pode ver “raízes aéreas” se formando ao longo dos caules. Estas se transformarão em raízes completas se forem plantadas.
Nenhum hormônio de enraizamento é necessário, porque qualquer caule aparado saudável pode ser colocado em solo umedecido.
Os caules que têm raízes aéreas já visíveis são ideais, mas formarão raízes a partir de qualquer ponto do caule se ainda não estiverem visíveis. Plante-os mais profundamente do que o sistema radicular, a cerca de 1/4″ da base das folhas.
Na natureza, estas plantas se espalharão em caules semelhantes a tentáculos em até 89 cm longe da planta principal. Raízes se formarão em vários pontos ao longo do caule, e novas plantas se formarão a partir dessas raízes.