A árvore Angico Vermelho é de porte médio a grande, comumente encontrado em capoeiras ou na colonização de áreas abertas. A muda de Angico Vermelho apresenta fácil adaptação às quaisquer condições físicas do solo e é indicada para atrair abelhas. No inverno perdem totalmente as folhas. Além disso, possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral.
Nome científico: Anadenanthera macrocarpa
Nome popular: Angico-Vermelho, angico, angico-da-mata, angico-verdadeiro, angico-amarelo, angico-cedro, angico-rosa, angico-de-curtume, angico-dos-montes, angico-de-banhado, angico-sujo, guarucaia, angico-branco, brincos-de-saguim, brincos-de-sauí, paricá, Gurucaia. Floresce a partir de meados de novembro, prolongando-se até janeiro. A maturação dos frutos ocorre durante o período junho-julho.
Sua casca tem propriedades adstringentes, depurativas e hemostáticas, ou seja, são indicadas: para reduzir sangramentos, combater diarreias, ajudar na cicatrização da pele; para ajudar a eliminar substâncias nocivas que prejudicam a saúde; e para estancar hemorragias.